Empreendedorismo: Sustentabilidade e Inovação no Brasil
13 de junho de 2018

Educação e Prática Empreendedora: Uma coletânea de experiências e reflexões

Para download clique na figura.

Muitas mudanças foram marcantes na história da humanidade. Só para citar algumas, podem-se mencionar a revolução industrial, o acesso à informação e a era do conhecimento. Possivelmente, estamos vivendo um novo grande momento de mudanças, gerado pela evolução do empreendedorismo. Empreender, que para Schumpeter significava destruir a ordem econômica vigente, introduzindo novos produtos ou serviços, e que para Kirzner significava encontrar uma posição de equilíbrio no caos, no fim das contas envolve enxergar oportunidades enquanto as outras pessoas veem dificuldades.

Durante muitos anos, as instituições de ensino se preocuparam em “formar pessoas para o mercado”. Contudo, os dias atuais exigem que as pessoas se preparem para empreender, seja dentro de uma empresa (intraempreendedorismo) ou fora (realizando seus próprios projetos ou negócios). Sendo assim, esta obra foi pensada com o objetivo de trazer experiências e reflexões sobre o ato de empreender e também sobre a educação empreendedora.

A obra é composta de oito capítulos distribuídos nas duas temáticas centrais: 1) Experiências sobre a prática empreendedora e 2) Reflexões sobre a educação empreendedora.

Na primeira parte, Experiências sobre a prática empreendedora, o leitor encontrará textos referentes à prática, sendo assim, casos são apresentados. O primeiro capítulo, Empreendedorismo Inovador no Mercado Imobiliário: Inovação, Cultura, Tecnologia e Desenvolvimento envolve o ramo imobiliário e os desafios de empreender neste segmento. O segundo capítulo, de nome Cultura da Inovação pela Educação, Cultura da Educação pela Inovação: a Chave do Progresso Responsável, traz a cultura da inovação como grande ponto de reflexão. O terceiro capítulo, Empreendedorismo sustentável: o caso da empresa O Casulo Feliz (Maringá/PR), discute a sustentabilidade dos negócios, algo muito pertinente nos dias atuais. O quarto capítulo, Trabalhar na Indústria? Como?, trata das escolhas profissionais. O quinto capítulo, Produtora de Cinema e TV: Um Caso de Empreendedorismo Feminino, traz a experiência de três empreendedoras, seus erros e acertos como forma de inspiração.

Na segunda parte, Reflexões sobre a educação empreendedora, os textos têm caráter de análise sobre a educação com enfoque no empreendedorismo. O quinto capítulo, Aprender, empreender e transformar, avalia a evolução da educação empreendedora. O sexto capítulo, Educação sobre empreendedorismo aplicado as escolas: usando um modelo de agrocenário motivador, explorado a maneira dos cientistas, apresenta o modelo educacional EIS (Educação Integrada Sustentável). O sétimo capítulo, Educação profissional e métodos empreendedores: um olhar crítico às novas demandas de formação profissional, trata das novas demandas de formação e a necessidade do empreendedorismo na formação. O oitavo capítulo, Peer harmony: harmonização no desenvolvimento da aprendizagem, trata da importância da experiência como prática didática.

O livro foi pensado para alcançar e inspirar diferentes públicos. Os exemplos de projetos empreendedores estimulam a iniciativa e curiosidade daqueles que desejam iniciar uma empreitada e precisam buscar conhecimento sobre o assunto. Os exemplos também servirão aos pais e educadores que desejam ilustrar para os estudantes como é possível ser protagonista da sua carreira e empreendimento.

As reflexões sobre a educação empreendedora se apresentam como uma troca de experiências e conceitos para orientar educadores do ensino fundamental à graduação, consultores e demais profissionais que lidam com a disseminação de conhecimento e ferramentas para a prática empreendedora.

Por fim, esta obra traz uma análise da percepção dos autores da Cátedra Ozires Silva e seus convidados sobre o papel do empreendedorismo, das práticas empreendedoras e de ensino voltadas ao empreendedorismo, para o desenvolvimento do indivíduo, seus projetos e negócios em um ambiente de mudanças mais complexas e velozes que vêm acirrar as relações competitivas entre as pessoas e negócios.

Aproveite a obra, as experiências e reflexões aqui apresentadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *